Avaliação Biocinética do Risco de Lesão Esportiva
O objetivo deste protocolo é mapear os principais fatores de risco biomecânicos para lesões no esporte praticado pelo paciente, com o objetivo de identificar se a capacidade física do praticante está adequada ao volume e intensidade de treinamento praticado por ele. Com isso, é possível reduzir os riscos das lesões esportivas que costumam afastar o praticante de suas atividades.
Temos protocolos específicos para diversos esportes, sendo que cada um é realizado de forma individual para mapear os aspectos mais importantes em cada esporte. Os protocolos de risco de lesão são para os seguintes esportes:
-
Corrida
-
Futebol
-
Basquete
-
Volei
-
Handbol
-
Tênis
-
Golfe
-
Dança
-
Esportes Aquáticos
-
Ski e Snowboard
-
Lutas
Avaliação Biocinética de Pacientes com Lesões Ortopédicas/Esportivas
O objetivo desse protocolo é encontrar as principais causas de sobrecarga nas articulações das pernas, braços e colunas, possibilitando uma identificação mais precisa dos indutores das dores e auxiliando na escolha da terapêutica mais adequada para cada caso, otimizando o tempo de recuperação das lesões e patologias. Temos protocolos para lesões em segmentos e articulações específicos, de forma que os testes escolhidos sejam altamente aplicáveis à resolução dos problemas.
Nossos protocolos são:
-
Lesões na Coxa ou Joelho
-
Lesões no Quadril e Coluna Lombar
-
Lesões na Canela ou Tornozelo ou Pé
-
Lesões nos Membros Superiores
-
Lesões nos Membros Superiores e Coluna Cervical
-
Completa de Membros Inferiores e Coluna Lombar
Você pode solicitar mais de um protocolo em uma mesma avaliação, caso possua quadros de dor em mais de um local.
Avaliação Biocinética de Pacientes com Lesões Neurológicas
Avaliação Biocinética do Risco de Queda em Seniores
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um terço das pessoas idosas sofrem pelo menos uma queda ao ano e sendo a principal causa de dor, incapacidade, perda da independência e morte prematura. Estratégias de prevenção têm sido desenvolvidas nos últimos anos baseadas em estudos que têm identificado os fatores de risco para as quedas.
Para reduzir o risco de quedas em seniores, desenvolvemos um protocolo que avalia as principais características físicas e funcionais que o idoso deve possuir para poder realizar suas atividades diárias com maior segurança. Com os resultados, os profissionais da saúde podem agir de forma mais pontual e precisa sobre os principais déficits neuromotores.
Avaliação Biomecânica da Corrida
Nesse protocolo avaliamos apenas a biomecânica tridimensional do corredor a partir de medidas com nossos sistema de análise de movimento 3D da Vicon, com 8 câmeras de alta velocidade. No laudo desse exame, são descritas as principais alterações da mecânica de corrida, além da cadência e comprimento do passo, tipo de pisada e tipo de contato inicial.
EM BREVE:
Avaliação Biocinética do Risco de Lesão no Ciclismo
Avaliação Biocinética do Risco de Lesão no Triatlo